Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 013/2019

Proponente: Ver.ª Rosi Ecker Schmitt

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Senhores Vereadores:

            O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil, a data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

           Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

           O objetivo desse Projeto de Lei é o investimento no potencial educacional formando cidadãos conscientes de seu papel social como agentes transformadores, o Programa Doador do Futuro é um trabalho educativo, contínuo e sistemático sobre a doação de sangue, junto a entidades de Ensino das redes pública. O Projeto ganha força através da educação, de informação, orientação e conscientização sobre as questões relacionadas ao sangue, a doação voluntária, as doenças hematológicas e principalmente sobre a importância do ato de doar sangue.

           Existem, em nossa cidade, centenas de doadores de sangue voluntários que, no anonimato, ajudam a salvar vidas com seu próprio sangue. São estes heróis sem medalhas que fazem o bem sem olhar a quem, e só são lembrados quando alguém precisa deste precioso líquido que corre nas veias. Quantas vezes deixam o trabalho, o aconchego da família, o lazer programado merecidamente, para fazer este gesto de solidariedade. Até porque, a qualquer momento, a necessidade de sangue, pode ser de qualquer um de nós, em situações de urgência ou emergência, como por exemplo, em acidentes. Essa sensibilização, vale lembrar, é fundamental, uma vez que não existem formas de substituir o sangue proveniente da doação para atender a pacientes com problemas diversos, como anemia, distúrbios de coagulação, entre outros.

           A intenção  deste projeto, é a  produção de trabalhos e incentivo ao ato de doar sangue, de forma a multiplicar o número de doadores, pois uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas.

Gramado 05 de abril de 2019.

____________________

Rosi Ecker Schmitt

Vereadora do Progressistas

Documento publicado digitalmente por VEREADORA ROSI ECKER SCHMITT em 05/04/2019 às 09:37:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 721f3f95dbeca568c5bb126a71c68f14.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 1580.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ROSILEI ECKER SCHMITT:88842835072 às 05/04/2019 09:37:44