Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 029/2022

Proponente: Ver. Renan Sartori e Ver. Professor Daniel

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Exmo. Senhor Presidente:

 

Os Vereadores que a abaixo subscrevem, observadas as normas regimentais, requerem à Mesa Diretora, que seja apresentada Moção de Aplausos pela passagem dos 120 anos de fundação da Sicredi Pioneira. Abaixo segue um breve histórico:

 

Gramado e Sicredi Pioneira

Uma história de Cooperação que continua crescendo

 

As heranças europeias fazem parte da história da Sicredi Pioneira, fundada por 20 lideranças comunitárias, sob a orientação de um Padre Jesuíta Suíço, Padre Theodor Amstad.

Uma união de pessoas que permitiu apoiar no desenvolvimento socio-econômico de uma região que em meados de 1900 passava por muitas necessidades. Foi então, que em 28 de dezembro de 1902 se oficializa a constituição da primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, localizada em Linha Imperial, Nova Petrópolis – RS, mas cujo foco e atuação se espalharia por muitos municípios vizinhos da região do Sinos e da Serra Gaúcha. Afinal, na época não havia sistemas bancários acessíveis nas cidades do interior.

Assim, com uma distância de apenas 35 km o movimento cooperativo se aproximava de Gramado, ganhando força na região. Gramado que também possui fortes heranças europeias se emancipa em 1954, sendo oficialmente fundada. Nesta época já poderia contar com mais de 50 anos de experiência da Sicredi Pioneira para apoiar em seu desenvolvimento local.

Mas claro, ainda não vivíamos em uma época de facilidades de comunicação e deslocamentos, estradas sinuosas e condições ruins faziam parte do trajeto. Mas com os anos, evoluímos consideravelmente em estruturas e benfeitorias locais, e esse trajeto se torna mais próximo e a aproximação do trabalho cooperativo trazido pela Sicredi Pioneira começa a se concretizar em Gramado. Antes mesmo de oficializarem uma estrutura para atendimento na cidade, Dona Arlete Helena Stangerlin, se torna oficialmente a primeira associada gramadense. Moradora do Centro de Gramado, Arlete acreditando muito no movimento cooperativo, abre espaço junto ao lado de sua residência para a primeira agência da Sicredi na cidade.

A agência ganha seu lugar em 08 de junho de 2001, na Rua Garibaldi, 478. Na época de abertura, inclusive, não havia a modernidade dos caixas eletrônicos e para não deixar os associados esperando na fila, a agência foi uma das primeiras que criou uma espécie de “ATM Manual”, onde os associados depositavam em um baú os envelopes com suas quantias. Muito mais moderna e com toda a tecnologia de ponta de uma instituição financeira, essa agência está presente até hoje, com mais de 21 anos de operação no mesmo endereço. Foi ampliado o espaço físico no centro da cidade, aumentando de 100m² para 300m², e seu número de associados e colaboradores cresceram também. Iniciaram com 5 colaboradores e hoje já são 21 contribuindo com dedicação e olhar atento às necessidades locais. Mas não pararam por aí. Em 2018 o bairro Várzea Grande também ganha uma agência, localizado em frente à Vila Olímpica, um bairro residencial, conseguiram trazer mais alternativas de atendimento para outros locais de Gramado. Com estes dois pontos de referência já são quase 8 mil associados na região.

Durante esta trajetória de olhar as necessidades locais, se criaram linhas de financiamento exclusivas, como a Linha para chocolateiros e para o turismo, que são elementos chave no desenvolvimento econômico do município.

Quando falamos de desenvolvimento econômico e social nas cidades de atuação da Sicredi Pioneira, sua missão é muito mais que apoiar financeiramente o associado, é levar também para os municípios ações que promovam a cidadania e cooperação. Por isso, em 2014, Gramado firma uma parceria com o Programa A União Faz a Vida, promovido pela Sicredi Pioneira. Programa este que tem como foco principal formar cidadãos cooperativos, por meio da parceria com escolas. Hoje o programa já está presente em 23 escolas do município.

A Sicredi Pioneira também apoia projetos desenvolvidos por entidades com foco na educação, cultura e esporte inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. Desde 2015, incentiva e patrocina projetos em Gramado. Ao longo destes 7 anos foram mais de 80 projetos e mais de 60 mil pessoas beneficiadas, com um investimento em torno de 700 mil reais.

Outra iniciativa é o Programa Juntos para Competir: uma ação integrada no setor de agronegócios do RS, desenvolvida pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE. Neste ano, de 2022, estão com uma turma envolvendo 50 agroindústrias familiares sendo muitas de Gramado.

Também, por meio de suas agências, acreditam no poder da educação e realizam capacitações para tomada de decisões mudando a relação com o dinheiro para garantir uma vida financeira sustentável aos seus associados.

Gramado continuará o movimento Cooperativo e a Sicredi Pioneira estará sempre ao lado da comunidade, inclusive ampliando cada vez mais o atendimento, pensando sempre no bem-estar do povo gramadense.

 

Gramado, 05 de agosto de 2022.

 

 

 

   Renan Sartori               Professor Daniel

Vereador MDB                  Vereador PT

Documento publicado digitalmente por VEREADOR RENAN SARTORI em 05/08/2022 às 11:21:01.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 83b639f10ceb89c50248be6f3c4fe86d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 33543.

HASH SHA256: 5aaf569115a98a9841da27716d730ddf9952d6616ad4fe4f9969a2c5f45f7edc



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
RENAN SARTORI DE BORBA:01362884057 às 05/08/2022 11:22:07
DANIEL FERNANDO KOEHLER:92158080000 às 05/08/2022 11:43:45