Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 003/2019

Proponente: Ver. Rafael Ronsoni

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Senhor Presidente:
Senhores Vereadores:

Serve a apresentação deste projeto de lei, para homenagear a empresa Ângelo A. Burtet e Cia Ltda. com o Troféu Mérito Gramado. Segue breve histórico do homenageado:

No ano 1934, há 85 anos, surgia na Serra Grande, em Gramado, na época distrito do município de Taquara, uma pequena fábrica de cutelaria onde eram produzidos instrumentos utilizados para a agricultura, além de adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas, ou seja, todos os utensílios metálicos de corte e perfuração. De propriedade de Emilio Faschtrech, a pequena empresa perpetuou por muitos anos atendendo pessoas da cidade e arredores, que buscavam a rapidez e qualidade em seus serviços.                                            

Passados 42 anos, no dia 14 de junho de 1977, o cuteleiro Ervino Weber adquiriu a empresa de Emilio Faschtrech. Dez anos após, o casal Valesca Weber Burtet, filha de Ervino Weber, e seu esposo Angelo Antônio Burtett assumiriam os trabalhos da empresa, que com o passar das décadas solidificou seu nome no meio e até hoje atende pessoas vindas das mais diferentes cidades. Apesar da modernização mecânica que surgiu ao longo dos anos, a cutelaria foi mantida e a empresa possui até hoje uma grande demanda de serviços.                                                                                                                                                        

Sendo uma tradição familiar que é mantida há gerações, mantendo os ensinamentos e segredos na nobre arte da cutelaria, trazida ao Rio Grande do Sul pelos primeiros imigrantes europeus, o ofício foi mantido na família de Valesca e Ervino pelos filhos Maciel Weber Burtet e Maira Weber Burtet. No dia 08 de dezembro de 2005, há 13 anos, a família expandia ainda mais seus negócios, gerando trabalho, renda, impostos e movimentando a economia através do pioneirismo de Maciel Weber Burtet que fundou as Facas Serra Grande, ou simplesmente, Facas SG.                                                                                                     

Dando continuidade ao trabalho com brilhantismo, Maciel produz com o apoio de 50 funcionários as facas uma a uma, fazendo com que cada peça seja única e exclusiva. Para uso no dia a dia, na lida, ou como item de coleção, sua fabricação segue os ensinamentos dos primeiros imigrantes europeus, pioneiros na arte da cutelaria. As facas ganharam o Brasil e o Mundo pelo cuidado no acabamento, sofisticação nos detalhes e a personalização de cada peça. O trabalho do empresário e de toda sua família expandiu além-fronteiras e os pedidos não param de chegar dos mais diferentes estados.                                                             

Ao longo de toda sua trajetória, os empresários Emilio Faschtrech, Ervino Weber, Valesca Weber Burtet, Angelo Antônio Burtet e Maciel Weber Burtet impulsionaram a economia da Serra Grande, bem como de Gramado, através de seu trabalho, empenho e dedicação, gerando emprego para dezenas de famílias que até os dias de hoje tem na empresa profunda admiração e afinco.

Por tamanha relevância frente à divulgação da cidade de Gramado em suas belíssimas facas e demais produtos fabricados com toda prosperidade e dedicação da família, não poderia deixar de prestar a presente homenagem a está empresa.

A data de entrega desta homenagem ocorrerá no dia 15 de março, às 18 horas, na sede da Câmara de Vereadores de Gramado, no Plenário Júlio Floriano Petersen.

 

 

 

 

_______________________

Rafael Ronsoni

Partido Progressista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO ____/2019

 

 

Concede-se homenagem á Ângelo A. Burtet e Cia Ltda., através da entrega do Troféu “Mérito Gramado”,

 

 

Art. 1°. Concede-se homenagem a Ângelo A. Burtet e Cia Ltda., através da entrega do Troféu “Mérito Gramado”, por elevar o nome de Gramado no cenário nacional por 85 anos, através da cutelaria de instrumentos utilizados para a agricultura, além de adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas, ou seja, todos os utensílios metálicos de corte e perfuração.

Art. 2°. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Gramado 15 de fevereiro de 2019.

   



_________________
Rafael Ronsoni

Vereador Progressista

   

 

Documento publicado digitalmente por VEREADOR RAFAEL RONSONI em 15/02/2019 às 11:01:20.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b07802aaabf968f810d30c906311b468.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 367.


O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.