Câmara de Vereadores de Gramado

Moção N.º 029/2025

Proponente: Ver. Ike Koetz, Ver. Neri da Farmácia, Ver. Pedro Lazaretti, Ver. Rafael Ronsoni, Ver. Roberto Cavallin, Ver.ª Profª. Denise, Verª. Dra. Maria de Fátima , Verª. Fernanda Pereira Dias e Verª. Vivi Cardoso

"Moção de Reconhecimento à Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho."

Exmo. Sr.
Luis Henrique de Castro Koetz
Presidente da Câmara

MOÇÃO DE APOIO

   

Os Vereadores infra-assinados vêm respeitosamente, com amparo no art. 113 do Regimento Interno, submeter ao Plenário a seguinte Moção de Reconhecimento, com o seguinte teor:

A Câmara Municipal de Gramado, por intermédio de seus vereadores, manifesta público reconhecimento à Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho, em razão do trabalho exemplar na educação gramadense, que resultou em uma das maiores evoluções do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, entre as escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul.

Que esta Moção seja registrada nos anais desta Casa Legislativa e remetida à homenageada como testemunho da admiração e respeito deste Legislativo por sua trajetória e relevantes serviços prestados à comunidade.

   

JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho, localizada no bairro Casagrande, em Gramado (RS), foi fundada em 03 de março de 1960 e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional e cidadã de centenas de crianças e adolescentes da comunidade gramadense.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino público de qualidade, a escola cresceu e se transformou ao longo dos anos, acompanhando as mudanças educacionais e sociais da cidade. Atualmente, atende turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, acolhendo estudantes de diversos bairros e localidades próximas, como Lago Negro, Planalto, Tirol, Pórtico I e II, Linha Tapera, Campestre do Tigre, Marcondes, Chapadão, Carazal, entre outros.

O compromisso com o aprendizado e o bem-estar dos alunos sempre foi prioridade. Em 2019, a escola passou por uma ampla reforma e ampliação, que incluiu melhorias estruturais, modernização de espaços e ampliação da Educação Infantil, possibilitando o atendimento de crianças a partir dos 4 meses de idade. Essas melhorias garantiram ambientes mais confortáveis, acessíveis e adequados às necessidades pedagógicas e sociais da comunidade escolar.

Nos últimos anos, a escola também tem se destacado pelos resultados obtidos na aprendizagem. Em 2025, conquistou reconhecimento estadual ao registrar uma das maiores evoluções do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas públicas do Rio Grande do Sul um reflexo do comprometimento da equipe diretiva, professores, alunos e famílias.

Mais do que uma instituição de ensino, a Escola Henrique Bertolucci Sobrinho é um espaço de convivência, acolhimento e construção coletiva. Por meio de projetos pedagógicos, culturais e sociais, busca constantemente fortalecer o vínculo entre escola e comunidade, incentivando valores como respeito, solidariedade, responsabilidade e cidadania.

Guiada por uma proposta pedagógica humanizadora e comprometida com a formação integral, a escola tem como missão promover uma educação de qualidade, em um ambiente acolhedor e participativo, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos, conscientes e preparados para transformar a sociedade.

   

Atenciosamente,

___________________________________

Ver. Ike Koetz
Vereador

___________________________________
Ver. Rafael Ronsoni
Vereador

___________________________________
Ver. Pedro Lazaretti
Vereador

___________________________________
Ver. Roberto Cavallin
Vereador

___________________________________
Ver. Neri da Farmácia
Vereador

___________________________________
Verª. Profª. Denise
Vereadora

___________________________________
Verª. Dra. Maria de Fátima
Vereadora

___________________________________
Verª. Fernanda Pereira Dias
Vereadora

___________________________________
Verª. Vivi Cardoso
Vereadora

 

   

 

Documento publicado digitalmente por VER. IKE KOETZ em 06/10/2025 às 14:36:36.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação cd79cc6b4d2316efb49f105ed900601e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 55843.

HASH SHA256: 0fd3d8d8f3d32671c961763b1f0d3fa60353ae1c1d8a3b90e99f9df0c3a99fc5



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.