Câmara de Vereadores de Gramado

Moção N.º 033/2019

Proponente: Ver. Professor Daniel, Ver. Dr. Ubiratã , Ver. Everton Michaelsen, Ver. Luia Barbacovi, Ver. Rafael Ronsoni, Ver. Renan Sartori, Ver. Volnei da Saúde, Ver.ª Manu e Ver.ª Rosi Ecker Schmitt

"Moção de Aplausos aos Soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi pelo reconhecimento do trabalho realizado por estes em prol da segurança pública no município de Gramado."

Senhor Presidente:

Senhores Vereadores:

Importante referir que a presente Moção visa aplaudir os Soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi pelo reconhecimento do trabalho realizado por estes em prol da segurança pública no município de Gramado, visto que, recentemente estes soldados arriscaram suas próprias vidas para fazer o resgate de Heitor Palhano Dremer, vítima de incêndio em uma residência no município de Gramado.

Passa-se a discorrer um breve relato histórico dos homenageados, sendo assim:

Jhonatan de Figueiredo Marques nasceu no dia 05 de Julho de 1992 na cidade de Bagé/RS. Filho de Ruimar de Freitas Marques e Marlenir de Figueiredo Marques e é casado com Juliana Gaberlon dos Reis de Figueiredo.

Jhonatan ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 10 de setembro de 2012, após a conclusão do curso de formação escolheu atuar na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Gramado.

Neste período realizou cursos e estágios de capacitação voltados à atividade de bombeiro, como salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao suicídio, combate à incêndio, suporte básico de vida e também o curso de salvamento veicular realizado no município de Bento Gonçalves no ano de 2015.

Após a realização do curso de salvamento veicular se interessou muito pela área, já que atualmente é um dos tipos de ocorrência mais atendidas pelos bombeiros. Posteriormente participou de outros cursos e capacitações na área e veio a se tornar, desde 2015, Instrutor de Salvamento Veicular, já tendo ministrado, junto com outros colegas da Corporação, aproximadamente 18 cursos para mais de 400 bombeiros em diversas cidades e regiões do Estado.

Nestes 7 anos de profissão o soldado já recebeu 06 elogios por parte de seus comandantes pelo desempenho de suas funções além de receber, em março de 2018, o Certificado de Reconhecimento Público pelos relevantes serviços prestados como Instrutor de Salvamento Veicular e, em maio de 2018, recebeu a Comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do rio Grande do Sul pelos relevantes serviços prestados à Corporação.

Jhonatan diz que têm por objetivo zelar pelas pessoas, honrando a farda do Corpo de Bombeiros e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira, bem como, atuar da melhor forma possível em prol da sociedade, com o objetivo maior da missão que é ser bombeiro: salvar e proteger vidas!

Allessandro Pereira Righi nasceu no dia 11 de Janeiro de 1990 na cidade de Rosário do Sul-RS. Filho de Jorge Luiz Biscaglia Righi e Daniela Pereira Righi. É casado com Angela Cristina Vieira Furlan e pai de Antônia Furlan Righi e Djuly Furlan.

Allessandro ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 12 de setembro de 2012, após a conclusão do curso de formação escolheu atuar na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Gramado.

Neste período realizou curso e estágios de capacitação voltados a área de bombeiro, como Curso de Prevenção e combate a incêndios, Curso de Salvamento Veicular, Curso de Buscas a Resgate em Estruturada Colapsada, Curso de Salvamento em Altura, entre outros na área de salvamento.

No período de 2013 a 2016 trabalhou na cidade de Gramado, vindo a solicitar, em 2016, transferência para o Corpo de Bombeiros de Canela, por residir próximo a unidade da cidade lindeira.

Allessandro diz que têm por objetivo profissional zelar pelas pessoas, honrando a farda do Corpo de Bombeiros e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira. Ele ressalta ainda que a sua missão é salvar sempre, segundo ele, ser bombeiro não é apenas uma profissão, é uma missão! Allessandro diz sempre levar consigo a ideia de fazer o bem, sem olhar a quem, e dar sempre o seu melhor para garantir que isso seja possível. Nossa vida é essa e como diz o lema do Corpo de Bombeiros: Salvar, Salvar, Sempre Salvar!

No dia 22 de Outubro de 2019 esses dois bombeiros realizaram o resgate do Jovem Heitor Dremer, que se encontrava no interior de uma casa em chamas no Bairro Piratini em Gramado.

Aproximadamente 30 minutos após o início do combate às chamas a guarnição de bombeiros de Gramado e Canela começou a ouvir gritos de uma senhora a qual chamava pelo nome de Heitor, sendo assim o Soldado Allessandro desceu um muro de aproximadamente 2 metros, local onde realizava o combate às chamas localizado aos fundos de uma lavanderia que fazia divisa com a residência, para chegar até a referida senhora, momento em que esta se identificou como sendo mãe de um jovem que também residia no local e que não havia conseguido sair. Prontamente o Soldado se deslocou para o interior da residência, a qual ainda possuía chamas e muita fumaça densa em seu interior, para realizar a busca pelo jovem. Após encontra-lo avisou aos outros colegas que ali se encontravam que o mesmo ainda tinha pulso e solicitou ajuda para poder fazer o resgate e neste mesmo momento informou que seu Equipamento de Proteção Respiratória estava sem ar e que teria que sair da residência para a troca.

Diante desta situação o Soldado Figueiredo, que encontrava-se nos fundos da lavanderia ajudando no combate às chamas pela parte superior da residência, imediatamente solicitou ao Bombeiro Civil Reginaldo que buscasse outro equipamento para o Soldado Allessandro mas, devido à grande distância onde se encontrava o Auto Bomba-Tanque com os materiais, Figueiredo resolveu ir no mesmo momento ao encontro do Soldado Allessandro para ajudá-lo.

Para chegar até a residência desceu um muro de aproximadamente 2 metros da residência vizinha da lavanderia, deslocou pelo pátio desta residência e então se deparou com uma grade com pontas pontiagudas que fazia a divisa dos lotes que possuía em torno de 2 metros de altura. Após fazer contato com o Soldado Allessandro, através desta grade, viram que eram os únicos que estavam próximos a entrada da residência e que teriam chances de resgatar o jovem ainda com vida. Neste momento o Soldado Allessandro adentrou novamente na casa sinistrada enquanto isso o Soldado Figueiredo retirou seu Equipamento de Proteção Respiratória, que neste momento também já estava sem ar, para conseguir transpor a referida grade que fazia divisa das residências, e também adentrou na residência para ir ao encontro do jovem e ajudar no resgate já que o tempo era crucial para tirá-lo ainda com vida do local. O jovem encontrava-se sentado no banheiro da residência, desacordado com boa parte de seu corpo com queimaduras, mas com sinais vitais e foi então que os dois soldados fizeram a retirada do mesmo para fora da residência e, em local apropriado, solicitaram apoio do SAMU que se encontrava no exterior para prestar o socorro imediato ao jovem e leva-lo ao hospital para atendimento.

Cabe ressaltar a grande dificuldade em localizar e retirar o jovem do interior da residência, visto que havia muita fumaça densa e chamas no local, o que dificultava muito a localização, a visão e a locomoção dos dois soldados com o jovem desacordado para fora da residência em questão.

Mesmo diante de todas as dificuldades encontradas os Soldados Figueiredo e Allessandro não mediram esforços para fazer o resgate deste jovem, demonstrando coragem e audácia no desempenho de suas funções e, mesmo pondo em risco suas próprias vidas, fizeram o possível para preservar e assegurar a vida deste jovem que, mesmo desacordado e com boa parte de seu corpo com queimaduras, demonstrava grandes chances de sobreviver se fosse retirado dali rapidamente como assim os soldados o fizeram.

Desta feita, a presente homenagem demonstra o reconhecimento desta Casa Legislativa pela importância do trabalho dos Soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allesandro Pereira Righi em prol da segurança pública no município de Gramado. A entrega da Moção de Aplausos ocorrerá no dia 22 de Novembro de 2019, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Gramado.

Os vereadores firmatários, no uso de suas prerrogativas legais e regimentais, vêm por meio desta solicitar, que seja apresentada “Moção de Aplausos” aos Soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi, pelo reconhecimento de seu trabalho em prol da segurança pública no município de Gramado.

                                                                             Câmara Municipal de Gramado, 12 de Novembro de 2019.

           

                                                   _______________________

                                                           Professor Daniel

                                                            Vereador PT

 ___________________             ____________________          ________________________

     Rafael Ronsoni                             Dr. Ubiratã                                   Volnei da Saúde

Vereador Progressistas            Vereador Progressistas             Vereador Progressistas

_________________              ______________________          ________________________

Rosi Ecker Schmitt                          Manu da Costa                               Renan Sartori

Vereadora Progressistas         Vereadora Republicanos                  Vereador MDB

_______________

Everton Michaelsen

Vereador MDB

Documento publicado digitalmente por VEREADOR PROFESSOR DANIEL em 12/11/2019 às 16:14:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1ff0f373df3e10807ed8f124e4a1728b.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 6918.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
DANIEL FERNANDO KOEHLER:92158080000 às 12/11/2019 16:14:51
MANOELA GONCALVES DA COSTA CALIARI:00712934006 às 12/11/2019 16:20:11
VOLNEI DESIAM:59651741015 às 12/11/2019 16:25:33
UBIRATA LUIZ ALVES DE OLIVEIRA:40080013015 às 12/11/2019 16:34:49
EVERTON JAIR MICHAELSEN:37416758068 às 12/11/2019 16:36:13
RENAN SARTORI DE BORBA:01362884057 às 12/11/2019 16:40:42
ROSILEI ECKER SCHMITT:88842835072 às 13/11/2019 09:22:45
LUIZ ANTONIO BARBACOVI:16909194004 às 13/11/2019 10:18:59
RAFAEL RONSONI:94610495015 às 13/11/2019 16:09:33