Câmara de Vereadores de Gramado

Moção N.º 004/2019

Proponente: Ver. Rafael Ronsoni

"Moção de Aplausos pela passagem dos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado (Sindihoteleiro)."

MOÇÃO _____/2019

 

Moção de Aplausos pela passagem dos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado (Sindihoteleiro).

 

 

O Vereador que o presente subscreve, observadas as normas regimentais, requer à Mesa, que seja apresentada Moção de Aplausos pela passagem dos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado (Sindihoteleiro).                                   

Gramado, 08 de março de 2019.

__________________

Rafael Ronsoni

Vereador Progressista

 

__________________                       ____________________                   _________________

     Luia Barbacovi                                 Rosi Ecker Schimitt                                        Ubiratã Oliveira                 

Vereador Progressista                       Vereadora Progressista                     Vereador Progressista

__________________                       __________________                       _________________

   Volnei Da Saúde                                 Professor Daniel                               Renan Sartori

Vereador Progressista                              Vereador PT                                  Vereador MDB

__________________                       __________________

  Everton Michaelsen                             Manu da Costa

    Vereador  MDB                                 Vereadora PRB

 

MOÇÃO _____/2019

Senhor Presidente:                                                                                                                      Senhores Vereadores:

 A luta pela garantia e manutenção dos direitos dos trabalhadores tem sido um marco na história do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado (Sindihoteleiro). No dia 20 de março, a entidade completa 30 anos de fundação. No currículo, diversas conquistas a favor da classe trabalhadora.                                                                                                    Em 1989, após a ideia ser discutida há quase um ano, com o objetivo de representar os interesses dos trabalhadores em hotéis, restaurantes, cafés coloniais, lancherias, entre outros, 116 funcionários destes segmentos se reuniram em assembleia e aprovaram o estatuto por unanimidade, elegendo a sua primeira diretoria, presidida pro José Alzemiro da silva, conhecido popularmente como ‘Zé da Kombi’.                                                                                                                                   Até sua fundação, os trabalhadores de Gramado, bem como de outros municípios da Região, estavam representados pelo Sindicato da Classe com sede em Porto Alegre. Atualmente o Sindihoteleiro representar cerca de 3.500 associados e está inserido em aproximadamente 400 empresas de Gramado. Segundo dados da própria entidade mais de 95% dos trabalhadores estão associados.                                                                                                                                                Nestes 30 anos de história, a entidade teve apenas quatro presidentes demonstrando a capacidade de gerir e representar seus associados. De 1989, ano de fundação, a 2001, o Sindihoteleiro foi presidido por José Alzemiro da silva, atual tesoureiro e único membro que permanece desde aquele ano. De 2001 a 2009, o presidente eleito foi Luiz Mirapalheta. De 2009 a 2017, Luiz Franciscone, e de 2017 a 2021, o atual presidente é Marcionil Martins.                                                                    O Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Gastronomia e Similares de Gramado, é o representante legal junto aos empregadores e busca há 30 anos a manutenção dos direitos já conquistados e desenvolve ações que ajudem a ampliá-los. Exemplos como o vale refeição, vale transporte, 13º salário, participação nos lucros e resultados, foram frutos de união mobilização do Sindihoteleiro.                               Cumprindo o papel social, a entidade proporciona aos seus sócios assistência jurídica, médica e odontológica, convênios com farmácias, supermercados, postos de combustíveis, área de lazer, festas e hospedagem para férias no litoral. Todas estas parcerias oferecem descontos especiais aos associados. Somente em 2018, o Sindihoteleiro contabilizou 7.887 atendimentos nas diversas áreas.

Diante do exposto, estes Vereadores solicitam a entrega da homenagem em reconhecimento à importância do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado (Sindihoteleiro).

A entrega da Moção de Aplausos ocorrerá em Sessão Ordinária, no dia 25 de março de 2019, a partir das 18 horas, no plenário Júlio Floriano Petersen.

Gramado, 08 de março de 2019.

__________________

Rafael Ronsoni

Vereador Progressista

 

__________________                  ____________________              _________________

     Luia Barbacovi                              Rosi Ecker Schimitt                         Ubiratã Oliveira              

Vereador Progressista                   Vereadora Progressista                 Vereador Progressista

__________________                  __________________                  _________________

   Volnei Da Saúde                            Professor Daniel                Renan Sartori

Vereador Progressista                       Vereador PT                                   Vereador MDB

__________________                  __________________

Everton Michaelsen                                       Manu da Costa

  Vereador  MDB                                 Vereadora PRB

Documento publicado digitalmente por VEREADOR RAFAEL RONSONI em 08/03/2019 às 15:32:24.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c2db11aca7422f5ddad9362a911ae5c4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 759.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
RAFAEL RONSONI:94610495015 às 08/03/2019 15:32:44