Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 005/2022

Proponente: Ver.ª Rosi Ecker Schmitt

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

JUSTIFICATIVA

Cabe destacar que a presente proposição tem como objetivo definir nomenclatura de via pública localizada no Bairro Linha Taperá, deste município, bem como homenagear o Senhor Maximiliano Baretta por toda a sua dedicação e contribuição relacionada à história da imigração Italiana em nossa Cidade  que será descrita conforme breve histórico abaixo:

Em 1909, há 102 anos, chegava na cidade José Maximiliano Baretta e sua esposa Elisa Radaelli Baretta, recém casados e fixaram residência onde hoje se localiza a Caza Wilfrido.
Ali se dedicaram ao plantio de verduras e pomares, além da criação de suínos, bovinos e apicultura. A comercialização dos produtos e seus derivados eram comercializados entre os moradores da região. Se destacou no plantio e cultivo das parreiras vendendo uva e vinho, bem como graspa preparada em seu próprio alambique de cobre.

Nos primeiros anos da colheita da uva vendia o vinho para a cantina de João Comerlato na localidade de Galópolis, Caxias do Sul. Mais tarde passou a vender uva e vinho para a Vinícola Petronius, no Centro de Gramado.

José era uma homem trabalhador, justo, integro e de muita fé. Preocupado com o futuro de seus 12 filhos, procurou ajudar obras assistenciais como a Santa Casa de Porto Alegre, a Paróquia São de Pedro de Gramado e na construção da Igreja Santo Antonio na Linha Tapera. Além disso, doava produtosdo seu trabalho aos menos favorecidos. Fez questão de participar do do projeto da comunidade católica doando sua parcela de contribuição à Igreja. A capela era o centro da vida religiosa e social. Sempre que ocorria um desentendimento entre as pessoas, o primeiro a ser chamado era José, pois era um homem rápido e apaziguador. José era altruísta, sempre à disposição da comunidade.

Além da Capela, José seu cunhado e seu irmão, pensando no futuro dos filhos, quiseram construir uma escolinha próxima a Capela. Incentivou seus filhos a aprender enfermagem, costura, magistério, cuidados com a casa e animais. Sua trajetória na terra foi breve e após um ano da morte de sua esposa, José faleceu decorrente de um ferimento em sua perna.

Seu jazigo, bem como de sua esposa e alguns filhos e netos se encontra no interior do cemitério católico da Tapera, que José mesmo ajudou a construir.

José deixou um grande legado de fé, amor, trabalho, partilha e reconciliação a seus amigos e familiares.

Segue anexado o abaixo assinado de todos moradores da referida rua, logo, conta-se com a aprovação por parte dos nobres Vereadores do presente Projeto de Lei.

Gramado, 18 fevereiro de 2022.

 

___________________________

Rosi Ecker Schmitt

Progressistas

Documento publicado digitalmente por VEREADORA ROSI ECKER SCHMITT em 18/02/2022 às 16:46:22.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a8b289db0cda0d0a9d50e5801810518f.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 29745.

HASH SHA256: 261a0b75b135d2809d417cbcb77b6070eea764d92baeaf287dd8812ed9ab92b1



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ROSILEI ECKER SCHMITT:88842835072 às 18/02/2022 16:46:40