Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 012/2022

Proponente: Ver.ª Rosi Ecker Schmitt, Ver. Joel Reis, Ver. Neri da Farmácia e Ver. Roberto Cavalin

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

               Serve a apresentação deste projeto de lei, para homenagear a Sra. Isolde Ramm com o Certificado de Mulher Cidadã na área de "Empreendedorismo;" pelo trabalho desempenhado na comunidade. Abaixo, segue breve histórico da homenageada:

               Isolde Ramm, filha de Erich Pfuetzenreiter e Agnes Pfuetzenreiter nascida em Blumenau SC em 28 de agosto de 1938.

               Em maio de 1945 a família sai de Blumenau em viagem com destino a Jaguarão, no sul do estado do Rio Grande do Sul. No caminho acontece o encontro, ainda no trem, com os irmãos Bezzi (Pedro e Miguel) residentes na localidade de Várzea Grande, proprietários de indústria de salames. Como a profissão do pai de Isolde era na área de frigorífico, herança dos antepassados imigrantes da Alemanha, surge a proposta de trabalho e assim a família chega a Gramado-RS.

                Primeiramente moraram na localidade de Várzea Grande para mais tarde virem a se estabelecer como proprietário de açougue junto ao matadouro da dona Tereza Brock. Nessa época, com aproximadamente 09 anos de idade já trabalhava com os pais na atividade de fabricação dos embutidos e defumados.

                 Estudava no Grupo Escolar Santos Dumont que ficava onde hoje está construído o prédio do BANRISUL. Em virtude da necessidade de dar suporte ao trabalho da família, que na época estava em dificuldades, foi obrigada a largar os estudos ainda no período em que cursava o quarto ano do primário.

                  Passaram-se alguns anos e os pais de Isolde adquiriram uma área na Avenida Borges de Medeiros onde se estabeleceram e conseguiram alcançar reconhecimento junto ao público local e de veranistas que começavam a fazer suas casas em Gramado. Isto por volta de 1957.

                  Isolde já com aproximadamente 20 anos de idade continuava seu trabalho junto com a família e se integrava com a comunidade local a partir da vivência nas festas de igreja e eventualmente encontros nos cine explendit e com algumas amigas.

                  Em 1957 conhece Ingo Ramm e com ele casa no dia 24 de janeiro de 1959. A partir deste momento a nova história de Isolde Pfuetzenreiter dá início. A família constituída com Ingo e agora Isolde Ramm com o nascimento de dois filhos, Erich e Karin, que dura 63 anos de vida, é contada aos turistas na atual morada que recebe turistas de todo Brasil na localidade de Campestre do Tigre onde, o que é servido à mesa, conta um pouco da história familiar e permite que Isolde mantenha esse contato com os turistas, como acontecia desde os primeiros anos de sua vivência aqui em Gramado.

                  Inicialmente, há aproximadamente 21 anos atrás, quando a Família Ramm ainda trabalhava com agroindústria de embutidos e defumados, mantendo as tradições dos Pfuetzreiter, a família pensou em abrir um posto de vendas dos produtos com degustação e recepção de eventuais turistas que transitam na estrada entre Nova Petrópolis e Gramado. O espírito empreendedor falou mais alto e sabedor do potencial da Isolde foi construído uma casa, esta lembrando a antiga morada do Ingo, para oferecer as delícias de um típico café na colônia. Assim surge do Café Típico da Família Ramm. Um ambiente rústico e acolhedor em espaço externo de beleza ímpar não teriam o mesmo encanto se não fossem as delícias gastronômicas, o carisma, a força espiritual, o conhecimento de vida e a mensagem de otimismo e fé que a Isolde transmite a todos os visitantes. Uma mulher de fibra. 

                 Um legado maravilhoso e exemplar aos filhos, netos e bisnetos o de ensinar pelo exemplo, jamais esmorecer nas dificuldades, o de se manter intelectualmente atualizado e fisicamente ativo.

                Hoje aos 83 anos de idade mantêm viva a chama da esperança, dos sonhos e acredita no que faz. Gramado permanece sempre presente em seu coração por ter sido um porto seguro em um momento difícil da vida familiar, mas também pela acolhida deste povo e por todas as amizades e lembranças de um passado de muito trabalho, mas também encantador pelo aprendizado e pela oportunidade de a cada dia poder realizar um novo encontro com visitantes e eventualmente poder contar sua história com orgulho e desprendimento.

 _______________________                                _____________________

                            Rosi Ecker Schmitt                                                Joel da Silva Reis

                                Progressistas                                                       Progressistas

 

 

 

  

                        _______________________                                _____________________

                          Neri Paulo Nascimento                                          Roberto Cavallin

                              Progressistas                                                        Progressistas

 

Documento publicado digitalmente por VEREADORA ROSI ECKER SCHMITT em 18/03/2022 às 17:10:17.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 05ac9f1db8d49ed4f021aa76c7950c98.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 30568.

HASH SHA256: 8a86d867deaae1f8ed9573576583fc89814d43b407ae3cfb8c598d973e6e805b



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ROSILEI ECKER SCHMITT:88842835072 às 18/03/2022 17:11:04
NERI PAULO DO NASCIMENTO:84483423991 às 18/03/2022 17:11:32
JOEL DA SILVA REIS:90594665000 às 21/03/2022 08:33:13
ROBERTO CRISTIANO CICAROLLI CAVALLIN:80948030020 às 21/03/2022 17:25:05