Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 033/2022

Proponente: Ver.ª Rosi Ecker Schmitt

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Cabe destacar que a presente proposição tem como objetivo definir nomenclatura de via pública localizada no Bairro Várzea Grande, deste município, bem como homenagear o Senhor Orlando Koetz por toda a sua dedicação e história conforme breve histórico abaixo:

Orlando Koetz, filho de Arthur e Luiza, Agrimensor sob o nº 8563 do CREA, natural de Igrejinha, RS, nascido em 18 de junho de 1922, casou-se com Therezinha Tarragô em São Luiz Gonzaga, RS em 04 de maio de 1947 e tiveram 4 filhos: Flávio Roberto, Paulo Renato, Fátima Terezinha e Rosa Helena. Fez o primário completo em Nova Aurora, entre Taquara e São Francisco de Paula, na localidade de Lajeadinho. Entrou para o DAER com 14 anos trabalhando até os 17 anos.

Criado em 1938, o DAER tinha outro nome: Diretoria de Viação Terrestre e ainda a Diretoria de Terras e Colonização, destinada a construção e conservação das estradas estaduais, para melhorar as ligações e as condições técnicas. Nesta época, Porto Alegre era ligada a Taquara por duas estradas. De São Leopoldo, passando por Lomba Grande, Santa Cristina e Passos dos Ferreiros. Outra, de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Parobé. Ambas não ofereciam condições para veículos automotores. Para atingir São Francisco de Paula, a partir de Taquara, seguia-se por uma antiga estrada que subia a serra com rampas mais fortes. Entre Mangueira de Pedra e Pensão Hampel, havia rampas difíceis de transpor. Em outubro de 1941, iniciaram as obras da nova estrada, hoje RS20, adiantadas com a participação de Orlando Köetz, então ainda muito jovem.

Com 18 anos foi servir o Exército em São Leopoldo. Conseguiu logo a posição de Sargento e veio a grande guerra. Então, 50 Sargentos precisaram fazer um curso de Agronomia e Topografia com detalhes para a guerra e ele foi escolhido já como Topógrafo, para fazer pontilhões e preparar plantações de emergência. Concluiu o Curso de Topógrafo em 1943. Em 1951 Theóphilo Sauer, eleito como 8º Prefeito do município de Taquara, de 1.952/55, o contratou para Atendente dos Distritos de Taquara. Recebeu a incumbência de subir a serra e demarcar o cordão da Rua Dr. Borges de Medeiros no 5º Distrito, Gramado. Diz ele, que a Av. Borges de Medeiros era uma estrada simples, empoeirada, com poucos calçamentos, xaxim e poucas arvores. Havia casa nos dois lados, na sua grande maioria em estilo italiano com tábuas longas e telhado em bico. Marcou ainda a Rua João Petry, Júlio de Castilhos (hoje Rua Madre Verônica), a Garibaldi e a Senador Salgado Filho. Também a Av. do Trabalhador, na Várzea Grande, em frente da Igreja. Ainda, localizou a implantação da escola na Serra Grande Alemã, próxima a divisa de Três Coroas.

O primeiro Loteamento demarcado por Orlando Koetz foi o da família Pasqual pela Imobiliária Serrana, na Av. Central entre Gramado e Canela, onde hoje estão as ruas Emma Bastos, Acácia Negra, Hospedeiro, Arquiteto e outras. O Loteamento foi aprovado pela Prefeitura de Taquara. Seus registros estão na sua "Caderneta de Campo", onde se pode comprovar suas medições e seu trabalho.

Convidado pelo amigo Walter Bertolucci, Orlando decide morar em Gramado. Walter havia sido eleito o 1º Prefeito de Gramado em 22 de fevereiro de 1955. Passou então à residir e trabalhar em Gramado. Já estava marcando alguns loteamentos e aproveitou a oportunidade para definir a vinda da família. Era um grande compromisso que assumia, não só em Gramado, mas com sua própria profissão.

Assumiu, por Decreto do Executivo Municipal como Diretor do Departamento Municipal de Estradas de Rodagem do novo Município de Gramado em 1º de Fevereiro de 1956.

Em 1957 participou da elaboração do 1º Plano Diretor da Cidade, acompanhando a organização dos perfis de ruas onde não existiam calçamentos e preparando para fazer a pavimentação.

Loteou o Tirol, próximo a saída por Nova Petrópolis, demarcando os quarteirões e as ruas. Ainda, o Loteamento de Theobaldo Fassbinder no Bairro Avenida Central. Fez o Loteamento dos Irmãos Balzaretti, no Bairro Piratini, na antiga estrada da Linha Ávila em dezembro de 1959. Loteou também, diversas glebas no bairro Planalto, dentre essas, das famílias Stephan, Schonwald, Mentz e Volkmer entre os anos de 1959 e 1965.

Realizou ainda inúmeros trabalhos topográficos no município de Gramado e atuou como perito, muitas vezes nomeado pela Justiça ou contratado por particulares. Sabia em detalhes, tudo que passou por suas mãos.

Por todo esse conhecimento disponível e por tudo o que seu trabalho desencadeou no desenvolvimento de Gramado, por ser um dedicado funcionário da Prefeitura distante como era Taquara e de uma Prefeitura recém começando, como era a de Gramado, recebeu o reconhecimento Municipal em homenagem pública e solene, realizada em 28 de fevereiro de 2005 na "XI Festa da Cidadania" na Câmara Municipal de Vereadores, com a medalha "MÉRITO MAJOR NICOLETTI", criada pelo Decreto nº 012/2.005

de 03 de fevereiro de 2.005. Mérito este, que é conferido a funcionários públicos municipais que deixaram sua marca na história do Executivo Municipal.

Seu escritório de agrimensura por muitos anos foi em sua residência, na Rua Monsenhor Hipólito Constábili, 43. Marido, pai e avô responsável e dedicado à sua família, deixou como legado, honestidade, caráter, coragem e persistência para encarar qualquer desafio. Faleceu em 28 de janeiro de 2016, deixando a esposa, quatro filhos, onze netos e 8 bisnetos, na época. Escrito por Juliana Koetz, baseado na fonte: Livro Grãos - de Marília Daros.

Conta-se com a aprovação por parte dos nobres Vereadores do presente Projeto de Lei.

   

Gramado, 29 de Agosto de 2022.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
Rosi Ecker Schmitt
Progressistas

Documento publicado digitalmente por VEREADORA ROSI ECKER SCHMITT em 29/08/2022 às 15:41:11.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4686a58b2b0c043c9b930dcbb2819d67.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 34148.

HASH SHA256: 80ebf3bf8fc06b2f2af85cfec37be927a28975bb4f9e37e57de509b4b87dd2c4



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ROSILEI ECKER SCHMITT:88842835072 às 29/08/2022 15:41:47