Câmara de Vereadores de Gramado

Indicação N.º 105/2022

Proponente: Ver. Joel Reis

"Indica ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, a fim de que seja procedido um estudo de viabilidade técnica, para a instalação de piscina de hidroginástica para idosos, na Vila Olímpica, no Bairro Piratini e Ginásio Perinão, no Município de Gramado."

Senhor Presidente.

                        O Vereador que subscreve o presente, no uso de suas prerrogativas legais e regimentais, solicita ao Presidente Mesa, que encaminhe ao Chefe do Poder Executivo Municipal, a seguinte INDICAÇÃO, para seja procedido, através da Secretaria de Obras, um estudo de viabilidade técnica, para a instalação de piscina de hidroginástica para idosos, na Vila  Olímpica, no Bairro Piratini e Ginásio Perinão, no Município de Gramado.

                                                      Justifica-se:

                        É com satisfação que saúdo Vossa Excelência e ao mesmo tempo apresento o Pedido de Indicação, para realização de estudo de viabilidade técnica, através da Secretaria de Obras, para a instalação de piscina de hidroginástica para idosos na Vila Olímpica, no Bairro Piratini e Ginásio Perinão, no Município de Gramado.

                        O pedido se faz necessário devido o grande número de pessoas idosas em nosso Município, que não possuem um local para a prática de exercícios aeróbicos, de baixo impacto.

                        A chegada da melhor idade pede cuidados especiais com a saúde, e isso envolve alimentação, prática de esportes, lazer e até mesmo uma vida social ativa. 

                        A hidroginástica na terceira idade é uma forma de manter idosos em atividade. Afinal, praticar exercícios faz parte de uma vida saudável. E vale para qualquer faixa etária. No entanto, quem passou dos 60 colhe outros benefícios da hidroginástica.

                        Para idosos, algumas horas por semana contribuem para a qualidade de vida. E a hidroginástica na terceira idade é perfeita neste sentido. Primeiramente, tem baixo impacto.  Ela é excelente para ajudar no condicionamento físico, além de ser uma atividade ideal para pessoas que já têm alguma doença, como osteoporose e problemas articulares, e que por isso estão impedidas de fazer atividades com impacto.

                        A hidroginástica é indicada para quem quer prevenir doenças ou recuperar e entrar em forma. Mas, a hidroginástica também é excelente para quem deve se exercitar, e precisa de uma atividade sem impacto ou que force as articulações.

                        Por isso, a hidroginástica é indicada para idosos, assim como pessoas com sobrepeso ou que tenham desgastes nas articulações. 

                        A hidroginástica é um conjunto de exercícios dentro da água. Em síntese, combina atividades aeróbicas com ginástica localizada. Portanto, ao ser praticado em piscina, não tem impacto nas articulações. Por isso, a hidroginástica na terceira idade é tão recomendada. 

                        Por ser feita dentro da água, a hidroginástica não produz impacto nas articulações durante os exercícios, além de facilitar o equilíbrio durante a sua prática.

                        Os exercícios no interior da água são os mais variados. E não são apenas para as pernas. Pelo contrário, os braços e outros músculos também trabalham. Ora com o uso de objetos, ora sem. Entre os artigos estão caneleiras, halteres, flutuadores e os macarrões de piscina.

                               A prática de hidroginástica propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora.

 Benefícios que a prática da hidroginástica pode trazer para essa fase da  vida. 

AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

                       Por mais que seja uma atividade aeróbica, ela auxilia no fortalecimento de músculos. Também evita a perda de massa muscular. Isso é comum com o passar dos anos. Além disso, aumenta a força dos idosos e reduz dores.

                        Os exercícios aeróbicos realizados dentro da piscina são capazes de trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, fazendo com que o aumento da flexibilidade seja notado em um curto espaço de tempo.

                        Além disso, os ligamentos também acompanham esse processo e acabam se soltando com mais facilidade, levando ao aumento da flexibilidade nos idosos. 

            MELHORA O EQUILÍBRIO

                        Com o avanço da idade é natural que o equilíbrio se torne cada vez mais instável, fazendo com que as quedas sejam um dos principais riscos aos idosos. Portanto, os exercícios praticados durante as aulas de hidroginástica são capazes de amenizar este problema, visto que movimentam os braços e pernas ao mesmo tempo. 

 AJUDA A MANTER A SAÚDE DO CORAÇÃO

                        Durante a prática de atividades físicas a tendência é que o fluxo sanguíneo aumente, elevando a saúde cardiológica. Além disso, o aumento da circulação sanguínea é responsável pela melhora de oxigenação no organismo, evitando o entupimento de veias e outros problemas relacionados ao coração. 

                        Um dos benefícios é o aumento da capacidade cardíaca e respiratória. Só para exemplificar, os batimentos do coração e a respiração aceleram. Ainda, a circulação do sangue aumenta. Afinal, o corpo precisa acompanhar o ritmo das aulas de hidroginástica para a terceira idade.

 COMBATE O ESTRESSE

                        Ao se exercitar o corpo produz e libera hormônios necessários para o controle e combate ao estresse, mau humor e irritabilidade. Além disso, a endorfina e a serotonina também são capazes de combater a depressão.

 MELHORA A QUALIDADE DO SONO

                        Após o gasto de energia causado pela prática de exercícios, a sensação de cansaço e bem-estar pode ser responsável por uma boa noite de sono.

                        Praticar atividade física ajuda a regular o sono. Além disso, dormir melhor significa mais descanso e ter mais disposição e bem-estar. Afinal, o sono é um dos pilares da saúde. 

                        O Município, erigido à condição de ente federado, é a célula estatal que mais próximo se encontra dos anseios e reivindicações da população e que possui a árdua tarefa de executar políticas sociais básicas da maior relevância para o resgate da cidadania.

                        Entender que a vida cotidiana acontece no Município enseja em vincular maior participação local num aspecto social que tem ganhado, cada vez mais, relevância para a população, isto é, no bem estar da população. Poder ir e vir sem ser molestado, sem ser tolhido de seus bens ou de sua própria vida é interesse de todos, bem como dever do Estado (no sentido geral), direito e responsabilidade de todos.

                        Se uma decisão interessa ao Brasil, certamente interessa aos estados federados e, por sua vez, interessa aos municípios que em última análise, acaba por interessar aos munícipes, os quais são os principais destinatários das políticas públicas e tomadas de decisões.

                        A partir da fundamentação realizada, evidenciou-se que o dever de salvaguardar o cidadão também é dever da municipalidade, especialmente a partir da premissa de que todos moram, em primeiro lugar, no município e desse modo o primeiro contato do indivíduo com a figura estatal ocorre a nível local.

                        Pelas razões acima expostas, solicito total empenho do Poder Executivo, no atendimento ao presente pleito.

                        Gramado, 15 de setembro de 2022.

 

                                JOEL DA SILVA REIS

                                       Vereador Progressista

Documento publicado digitalmente por JOEL REIS em 21/09/2022 às 14:51:53.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7f6506674bcaf983b5ab8bedc0d09531.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 34509.

HASH SHA256: 7f61182b058f69ab546fea531d6469d804e23d37b53a3b8173b3f6a392fb0be6



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
JOEL DA SILVA REIS:90594665000 às 21/09/2022 14:52:14