Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 016/2023

Proponente: Ver. Professor Daniel

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Senhor Presidente,                                                                                                              

Senhores Vereadores (as),

       Serve a apresentação deste projeto de lei, para homenagear a Sra. Marini Ferreira com o Certificado de Mulher Cidadã na área de “Defesa dos Direitos Humanos” pelos trabalhos desempenhados na comunidade. Segue breve histórico da homenageada:

       Marini Ferreira é nascida em São Bernardo do Campo - SP, reside em Gramado há 12 anos e é mãe do Lucas. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Gramado e pós-graduanda em História e Cultura Afro-brasileira, é uma das idealizadoras do Coletivo Sankofa que busca promover estudos sobre a diversidade étinico – racial e práticas para a valorização da história da cultura Afro-Brasileira e Indígena na Serra Gaúcha.

       Dentro da escola luta para a construção da educação voltada para as relações étnico-raciais desde a infância, trazendo as diferenças como algo enriquecedor das práticas e das relações entre as crianças, possibilitando, desde cedo, a construção de uma sociedade mais plural.

      Pensando fora do ambiente educacional, na transformação social de uma forma coletiva de combate ao racismo, criou o Coletivo Sankofa que é constituído por um número ilimitado de membros, formado por pessoas físicas e jurídicas, sem fins lucrativos, tendo como finalidade promover, defender e incentivar o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos, priorizando as questões étnicas e com essa finalidade congregar esforços com instituições públicas ou privadas, de forma a assegurar a preservação da vida, dos vínculos culturais e das relações sociais, através de estudos, pesquisas, assessorias, cursos e afins, programas e projetos.

       Durante a sua trajetória, realizou algumas ações voltadas para a pauta da diversidade cultural e étnica como: práticas de contação de histórias pretas voltada para o público infantil, palestras para adolescentes e professores sobre práticas antirracistas, oficinas de bonecas, músicas e auto - estima de crianças pretas. Ainda, participou da primeira edição do FiLiGrAm- Festival Internacional Literário de Gramado como co-curadora do eixo Polaroide através do Coletivo Sankofa e vem dando continuidade a projetos, ações e pesquisas voltados para a história da população preta.

    Por tamanha relevância não poderíamos deixar de prestar a presente homenagem a Sra. Marini Ferreira.

Câmara Municipal de Gramado, 11 de Abril de 2023.

               ___________________

            Professor Daniel

              Vereador PT

Documento publicado digitalmente por VEREADOR PROFESSOR DANIEL em 11/04/2023 às 11:13:05.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 47e4f8ebf9e8c5f3556f8e0fe5482ea3.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 39452.

HASH SHA256: 6c148e471b9a9cf074e85d68694e7207742347b959b4350430f48615866c02ff



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
DANIEL FERNANDO KOEHLER:92158080000 às 11/04/2023 11:13:29