|
||
JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:Art. 1º Fica incluída a efeméride Semana Municipal do Corretor de Imóveis no Calendário Oficial de Eventos do Município de Gramado, na semana que incluir o dia 27 de agosto. Art. 2º. São objetivos da Semana Municipal do Corretor de Imóveis: I - difundir informações e orientações à população da região, sobre a importância do profissional de corretagem no mercado de imóveis; II - divulgar informações sobre cuidados a serem tomados para investir em todos e quaisquer tipo de imóvel, tanto residencial quanto comercial; III - difundir os cuidados básicos que todos devem ter na compra de um imóvel; Parágrafo único. Para a difusão das informações e orientações transmitidas durante a Semana do Corretor de Imóveis, poderão ser utilizados, entre outros meios, folhetos, cartazes, cartilhas, livretos, peças publicitárias, bem como mostra de vídeos, filmes, documentários, FEIRA DE IMÓVEIS e outros meios, cujo conteúdo contribua para as finalidades aqui estabelecidas, sob a orientação e coordenação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI/RS e da Delegacia da Sub-Região/Canela/Gramado. Art. 3º. As atividades da Semana Municipal do Corretor de Imóveis serão desenvolvidas em todos os bairros do Município de Gramado, progredindo para ações em todos os setores comerciais e empresariais, adotando-se todas as medidas necessárias, a fim de fazer com que as informações cheguem ao maior número de pessoas, com especial ênfase para o ambiente doméstico. Art. 4º. O Poder Executivo poderá regulamentar esta lei a fim de aperfeiçoar e viabilizar sua execução. Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Gramado, 01 de agosto de 2023.
__________________ Joel Da Silva Reis Vereador – Progressista
JUSTIFICATIVA É com satisfação que saúdo Vossa Excelência e ao mesmo tempo apresento o Projeto de Lei do Legislativo, de minha autoria, que inclui a efeméride Semana Municipal do Corretor de Imóveis no Calendário Oficial de Eventos do Município de Gramado, na semana que incluir o dia 27 de agosto. O objetivo do presente projeto de lei é incluir a Semana Municipal dos Corretores de Imóveis, a ser realizada no mês de agosto no Calendário de Eventos do Município de Gramado, a fim de valorizar a categoria e conscientizar a população sobre a importância destes profissionais. A vinda da família real portuguesa deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. Basta dizer que, durante o período de permanência de Dom João VI no Brasil, o número de habitantes da capital dobrou de cerca de 50 mil a 100 mil pessoas. As cidades começaram a tomar uma forma mais urbana, com infraestrutura. Com o seu crescimento começou a nascer uma nova profissão, a de agente de negócios imobiliários. No início eram comerciantes locais que passaram a ter seus rendimentos aumentados com a intermediação imobiliária, ou então leiloeiros, que se especializaram neste ramo com o potencial do mercado imobiliário. Em seguida, vieram os agentes imobiliários, pessoas que, com um caderno de apontamentos na mão, muita disposição e o sonho de vencer na vida, passaram a intermediar negócios imobiliários utilizando os anúncios nos jornais para divulgar suas ofertas. Com a urbanização da última década do século XIX, quando a capital do Estado de São Paulo se torna o local para onde afluíram quase 200 mil pessoas, principalmente imigrantes italianos são construídas as primeiras vilas (espécie de bairros), inclusive aquelas destinadas aos operários. Nessa época começam a surgir os primeiros Corretores de Imóveis, assim denominados profissionalmente, nas capitais ou grandes conglomerados urbanos, sendo que nos anos 1940 os corretores de imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. O primeiro sindicato de corretores de imóveis na história brasileira foi criado em 1937, no Rio de Janeiro. O Estado do Rio Grande do Sul foi um dos pioneiros no movimento classista de grau sindical, criando a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis de Porto Alegre, tendo sido requerida a investidura sindical em 1945.
Em 1957, seis sindicatos reunidos no 1º Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, no Rio de Janeiro, reivindicaram junto às autoridades federais - Legislativo e Executivo - a edição de uma legislação regulamentando as atividades profissionais. Esta reivindicação só começou a ser atendida com a promulgação da Lei nº 4116, de 27 de agosto de 1962, que possibilitou o surgimento dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. Esse dia passou a ser o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada pelo Decreto nº 6.530, de 12 de maio de 1978, e o Decreto-Lei nº 81.871, aprovado em 29 de junho de 1978, complementou a legislação pertinente. O mercado imobiliário é um setor de destaque na economia brasileira, gerando boas perspectivas de carreiras profissionais. Prova disso é que conta, atualmente, com quase 2.100 profissionais somente na Região. Comprar ou alugar uma casa ou apartamento requer planejamento. E, nesse momento, pode-se contar com a ajuda dos corretores de imóveis. Eles participam das transações de compra e venda de uma propriedade. Contudo, o serviço desses profissionais vai além, abrangendo a avaliação e apresentação do local aos clientes e a intermediação entre o interessado e o vendedor. Outra função que eles têm é a de lidar com a documentação. Transações imobiliárias envolvem uma quantidade exorbitante de papelada e diversos processos burocráticos. Esses profissionais atuam facilitando esses passos. Desta forma, contando com os elevados suplementos dos Nobres Vereadores que compõem a Câmara Municipal, espera seja o presente Projeto de Lei seja aprovado, em sua integralidade. Gramado, 01 de agosto de 2023.
____________________________ JOEL DA SILVA REIS Vereador – Progressista |
||
Documento publicado digitalmente por JOEL REIS em 01/08/2023 às 10:48:38.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação affd873ecc11b349994fd8c37b47316a. A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 41541. |